A Hipnose é uma Farsa?
Como funciona a hipnoterapia
Consulta de avaliação
Antes da primeira sessão é necessário uma entrevista para avaliação geral das queixas e do cliente. Nessa entrevista o hipnoterapeuta previamente apresenta em detalhes a terapia e como ela pode ajudar. Explica o modelo da mente e tira todas as dúvidas com relação aos processos. O próximo passo é explicar e elucidar qualquer dúvida com relação à hipnose dentro da terapia. Depois, é feita uma pequena investigação da situação relatada pelo cliente e as informações pertinentes para a compreensão do problema. Com todos esses dados, o hipnoterapeuta decide a melhor abordagem e organiza a estrutura para a terapia, incluindo a elaboração do protocolo com a estimativa de sessões e o valor total do tratamento.
Com a compreensão completa do cliente, não restando nenhuma dúvida, o hipnoterapeuta oferece ao cliente a maravilhosa experiência da hipnose, para que ele entenda o processo e as bases do tratamento, para desmistificar o a hipnose.
Terminado a experiência do transe, o hipnoterapeuta apresenta a proposta detalhada com a abordagem, o tipo, tempo e o número de sessões indicados para aquela situação. Se o cliente concordar com a proposta e a abordagem apresentada, a primeira sessão pode ser agendada.
Primeira sessão de Hipnoterapia
Na primeira sessão, é feita uma coleta de dados mais criteriosa, que é chamada de anamnese. Com o preenchimento completo da anamnese, o hipnoterapeuta agora em posse de todos os dados relevantes, faz a indução ao transe hipnótico e segue a abordagem que foi previamente acordada. Após a finalização do processo, o hipnoterapeuta faz a emersão do cliente e finaliza a sessão. De acordo com o situação apresentada, o tratamento pode durar entre três à dez seções.
Próximas sessões
A partir da primeira sessão, antes de iniciar o transe, o cliente traz o feedback do nível de melhora, para que o hipnoterapeuta faça os ajustes necessários. Nessa fase o hipnoterapeuta pode auxiliar na elaboração e execução das metas e ensinando auto hipnose para o cliente utilizar as ferramentas fora da clínica. Após o feedback do cliente, é iniciado o transe e a continuação do tratamento com os ajustes necessários. Após a finalização do processo, é feito a emersão do cliente e depois a revisão do comportamento, projetos e metas estabelecidas.
Sessão final
A última sessão além de receber o feedback do estado atual do cliente, serve para comparar as métricas e a reforçar as alterações almejadas. Na última sessão o cliente informa se há outras questões que ele gostaria de trabalhar também. Visto que na hipnoterapia só podemos auxiliar em uma demanda por vez , ou seja, o processo é sempre específico para uma demanda.
Principais dúvidas sobre a hipnoterapia
O que é Hipnose?
Resumidamente é foco e concentração, quando isso acontece existe uma alteração na percepção das coisas. Como quando estamos focados lendo um livro e automaticamente começamos a experimentar as emoções da história.
Sim! A pessoa não perde a consciência durante a hipnose e, portanto, vai se lembrar totalmente do que aconteceu.
A Hipnoterapeuta pode dominar minha mente?
Não! Não existe essa possibilidade. Toda hipnose é uma auto hipnose. Ou seja, cliente deve receber, concordar e aceitar uma sugestão. Em nenhum momento o cliente perde a consciência, pois na hipnoterapia a conversa e dinâmica e constante.
Posso ficar preso na hipnose?
Não! Hipnose é um estado natural que todo mundo vivencia todos os dias. Ninguém pode ficar preso, porque ninguém vai para lugar nenhum.
A Hipnose está ligada a alguma religião?
A hipnose é totalmente científica, portanto não tem ligação nenhuma com misticismo, crenças e religiões.
Sim! Não existem efeitos colaterais, e o cliente fica sempre no controle e consciente. Dessa forma o acompanhamento é sempre opcional.
A hipnose pode me prejudicar?
Não! O pior que pode acontecer, é com um hipnoterapeuta inexperiente, é não atingir os resultados. Por isso enfatizo que antes de começar qualquer processo, faça uma consulta antes. Assim você vai entender se esse profissional pode ou não te ajudar. Obs. Como o cliente está sempre no controle, nem mesmo um hipnotista mal-intencionado pode causar prejuizo cognitivo em uma pessoa.
Todas as pessoas podem passar pelo tratamento?
A hipnoterapia serve para auxiliar no tratamento das pessoas e não da doenças. Desta forma, a hipnoterapia pode ajudar todas as pessoas em quase todos os problemas de ordem comportamental e emocional.
Há garantia de resultados?
Não! Infelizmente não é raro encontrar gurus na internet que afirmam curar qualquer problema. Na prática as coisas não são tão simples. Até mesmo a medicina tradicional tem certas restrições em relação à palavra cura. Questões emocionais são abstratas e cada pessoa responde de uma determinada maneira à hipnose. As terapias não pode e nem deve nunca oferecer qualquer tipo de garantia.
Quantas sessões são necessárias para meu tratamento?
Cada demanda é diferente. Mesmo para queixas iguais, as vezes é necessário utilizar uma linha de trabalho diferente. Isso impacta não só quantidades de sessões, como também no tempo e periodicidade entre elas. Casos mais simples podem utilizar entre três e quatro sessões. Casos de grande complexidade pode exigir até dez sessões. Na grande maioria dos casos é possível conseguir ótimos resultados com até cinco sessões
Todas as pessoas podem passar pelo tratamento?
Sim! Porém não é recomendado o tratamento de hipnoterapia em casos de transtornos cognitivos severos, esquizofrenia, epilepsia, psicoses e senilidade.
O cliente não pode fazer uso de bebidas alcoólicas ou qualquer tipo de drogas ilícitas antes das sessões. Tirando esses casos, de modo geral não é necessário nenhum preparo especial. Porém recomendamos o uso roupas e calçados confortáveis.
A consulta de avaliação dura aproximadamente uma hora. Já as sessões são totalmente personalizadas, dependendo dos objetivos podem variar entre trinta minutos até a quatro horas..
Atribuições de um hipnoterapeuta
Vale ressaltar que a hipnoterapia é um processo que exige comprometimento total do cliente. O hipnólogo é apenas um guia, que auxilia o cliente a compreender o estado. Todas as ações são realizadas pelo cliente, por isso o processo depende muito mais do engajamento do cliente.
Mesmo com papel limitado, em conjunto com um cliente determinado e engajado o hipnoterapeuta pode transformar e resinificar vidas. A hipnoterapia pode auxiliar no tratamento de várias questões psicológicas. Na hipnoterapia, o hipnotista trabalha para evidenciar as programações atuais na mente do cliente que atrapalha ou impede que o mesmo alcance os objetivos. Com essa compreensão o sujeito consegue modificar essa programação e atingir suas metas e objetivos.
O hipnoterapeuta não é habilitado diagnosticar nenhum cliente em nenhuma circunstância. Além disso, não pode prescrever ou suspender nenhum tipo de medicamento e/ou tratamento médico.
Sempre que possível o hipnoterapeuta deve trabalhar em conjunto com o psicólogo, psiquiatra, médico, fisioterapeuta, nutricionista ou qualquer outro especialista em saúde que possa ajudar no tratamento do cliente.