Recebo uma dezena de mensagens por semana pedindo "terapia de hipnose". A grande maioria das pessoas não têm ideia de que na verdade a hipnose não tem um caráter exclusivamente terapêutico.
Não fica bravo!! Prometo que vou explicar...
A Hipnose não é Terapia?
Não!
Se você é psicólogo ou estudante de psicologia, provavelmente não faz ideia do que estou falando. E isso não é sua culpa! O contexto acadêmico, assim como a TV e os filmes provavelmente moldaram sua percepção. Mas isso é assunto para outro post. Vamos voltar ao tema...
Se você pensa que hipnose é aquela mágica de palco onde um estalo de dedos, faz você virar uma galinha, preciso te contar uma verdade: a hipnose sozinha não faz quase nada!
Assim como percebeu meu "grande parceiro" Freud (que Deus o tenha) as sugestões sem contexto, têm prazo curto. Ou seja, dizer para alguém, que a partir daquele momento ela não terá mais ansiedade ou depressão, por exemplo, não vai funcionar a longo prazo.
“Mas espera aí, a hipnose não resolve traumas, fobias e tudo mais?”
Não exatamente!
“Então a Hipnose deve ser descartada e desprezada?"
De maneira nenhuma!!
Ah, a hipnose... tão misteriosa, tão fascinante, tão mal interpretada e tão desprezada na faculdade de psicologia. Por quê? Difícil entender...
A Hipnose não serve para nada, mas ao mesmo tempo serve para tudo.
Nos meus cursos e treinamentos, costumo explicar que a hipnose está para a terapia, assim como a "fala" está para os filmes.
Um filme não precisa de nenhum diálogo para ser produzido, concorda? Charles Chaplin, concordaria comigo!
Mas convenhamos... a fala nos filmes facilita e muito nossa experiência e compreensão, certo?
A hipnose pode ser a maior aliada para acelerar processos, aumentar o engajamento e até ampliar o "sucesso" terapêutico, mas sem a base da psicologia, nada acontece.
Colocar em "estado de hipnose" é fácil, mas o que o terapeuta faz nesse estado, é o que determina a evolução ou não no processo terapêutico.
Imagine a hipnose como um carro.
O carro te leva mais rápido ao destino, correto?
Mas antes você precisa aprender a dirigir o carro, e não menos importante, saber o caminho e o destino. Se você não sabe o caminho, você não chega no destino.
Com esse mesmo exemplo, se você conhece o caminho e o destino, mas não tem o carro (hipnose) você consegue chegar lá.
Sozinha, a hipnose não faz nada; ela precisa de uma base sólida de técnicas e conhecimentos em psicologia para realmente funcionar no sentido terapêutico.
A terapia só acontece quando a hipnose se une a uma abordagem efetiva.
A TCC, por exemplo, usa a hipnose para potencializar a reestruturação cognitiva, o reenquadramento, a dessensibilização, a ressignificação e identificação de processos automatizados.
A Gestalt Terapia, que olha com mais afinco a percepção, aumenta de forma considerável a experiência dos pacientes nas técnicas da cadeira vazia, diálogo de partes, amplificação de sentimentos, conscientização sensorial, imagens mentais, role-playing, inversão de papéis e dramatização
A psicanálise pode utilizar a hipnose para ajudar o paciente a acessar conteúdos reprimidos e amplificar insights. Isso são só alguns exemplos.
Cada abordagem usa a hipnose de maneira diferente, mas todas as elas são beneficiadas pelo uso da hipnose.
Um psicoterapeuta que não estuda a hipnose, é no mínimo, descomprometido com a dor do seu paciente.
Ela pode fazer diferença. Em mãos treinadas e combinada com técnicas específicas, a hipnose vira um verdadeiro “upgrade” da terapia.
Por fim, a hipnose não opera milagres como muitos pregam, mas está longe de ser "mística" como a maioria dos docentes ensinam. Em resumo, a hipnose é apenas uma ferramenta — poderosa, sim, mas só uma ferramenta.
No final das contas...Se você acredita que só porque alguém sabe fazer hipnose, pode te ajudar com questões psicológicas, pode acabar decepcionado.
Acredito que agora você entendeu por que a Hipnose não é Terapia!
Oportunidade para Psicólogos e Estudantes de Psicologia
Já pensou em aprender essa ferramenta poderosa, no contexto clínico, com artigos científicos e baseado em evidências?
A minha próxima turma está pronta. Será uma turma especial, nos dias 30/11 e 07/12, nesse formação específica, será exclusiva para psicólogos e estudantes de psicologia.
Quer saber mais, acesse o site pelo botão abaixo!
Quer conhecer melhor meu trabalho ou agendar uma sessão? Me chame agora pelo whatsapp!
Saiba mais sobre meus livros no botão abaixo. Clique no botão e confira o catálogo completo.
Gosta do assunto?
Talvez você aproveite também os artigos nos links abaixo:
Gostou desse artigo. Não deixe de comentar e compartilhar esse post!
Quer tirar alguma dúvida comigo? Me chame agora pelo Whatsapp!
Uau!!!
Muito bom!